Reunimos em nosso Blog diversas notícias e dicas para você aprender mais sobre Marketing Digital e melhorar seus resultados, além de variedades sobre o mundo da Publicidade e Internet.

O que são Links Patrocinados? Valem a pena?

Link patrocinado vale a pena?

Os links patrocinados — como são chamados os anúncios que costumam ficar ao lado ou acima do resultado das pesquisas depois que os internautas digitam determinadas palavras em sites na internet — tornaram-se populares entre os empreendedores que investem em publicidade online.

“Segundo estimativas do mercado, metade do dinheiro aplicado em marketing na internet é direcionada a esse tipo de anúncio”, diz Thiago Bacchin, diretor da Cadastra, agência de marketing online. Um dos motivos é que os sites que veiculam esse formato de publicidade — como os buscadores Google e Bing — cobram pelo número de vezes que os consumidores clicam nos links, e não pela quantidade de exibições.

Isso permite que as empresas saibam se os anúncios são atrativos e paguem apenas quando os consumidores demonstram interesse nos produtos ou serviços oferecidos. “Esse tipo de publicidade também permite ao anunciante definir o valor máximo a ser gasto diariamente, além de programar a exibição dos anúncios apenas aos internautas de um certo perfil ou a moradores de determinada cidade, bairro ou rua”, diz Paula Puppi, da agência Blinks, especializada em campanhas de links patrocinados.

O custo por clique costuma variar de 5 centavos a 2 reais. Embora pareça barato, existe o risco de desperdiçar dinheiro com esses anúncios. “Isso acontece, por exemplo, quando o anunciante escolhe palavras-chave mais disputadas, que por isso são mais caras, quando poderia optar por outras, mais baratas”, diz Paula, da Blinks. EXAME PME ouviu empreendedores e especialistas em marketing digital para saber como aumentar o retorno da verba destinada a anúncios por links patrocinados.