- 12 de novembro de 2018
- Posted by: suporte
- Category: Diversos
SEO é uma abreviação da expressão em inglês “Search Engine Optimization”, que em tradução livre significa: Otimização de sites para mecanismos de busca. Esta estratégia permite a organização do seu site para que buscadores (como o Google) o classifiquem como uma fonte de conteúdo relevante sobre determinado assunto, assim, em uma busca este site seria identificado como expressivo, aparecendo em melhores posições do que outros sites sobre o mesmo assunto, que não tem estratégias de otimização implementadas.
Com 90% dos 70 milhões de internautas no Brasil pesquisando de forma recorrente sobre produtos, serviços e informações, colocar o site da sua empresa nas primeiras páginas da busca do Google acaba sendo indispensável. Segundo o Google, aproximadamente 81% dos consumidores pesquisam o produto e a loja na internet antes de irem a uma loja física. Logo, a presença online de sua empresa é importantíssima, não apenas como uma loja virtual, mas também como marca e sua fidelização.
Existem duas formas. Primeiro, com os links patrocinados (onde você investe para aparecer no topo ou lateral da página). Esta é uma forma de publicidade que gera maior retorno em menor tempo, entretanto, em alguns segmentos em que há grande concorrência, o custo da campanha (baseado na compra de cliques em determinadas palavras-chave) tende a aumentar. A outra forma é através do SEO, com a criação de um estudo do índice de pesquisa dos internautas, com elaboração de conteúdo adequado ao seu público-alvo e outras formas de otimização. Então você deve estar se perguntando: “nao seria mais fácil pagar pelo link patrocinado?”. Sim, seria. Mas os links patrocinados tendem a ter menor visibilidade que os resultados naturais da pesquisa, de forma similar aos comerciais da TV e do rádio, uma parcela dos internautas, ignora os resultados pagos, por saber que se trata de propaganda..
Portanto, mesmo que a sua empresa faça a opção de executar ações de links patrocinados ao invés de investir nas técnicas de SEO, tenha em mente que o ideal seria trabalhar os dois juntos. Você pode investir em links patrocinados e aparecer rapidamente nas pesquisas obtendo então resultados a curto prazo, enquanto o site é otimizado. Quando o site estiver bem posicionado nos resultados das pesquisas sua empresa vai ganhar mais credibilidade e poderá direcionar parte do orçamento de links patrocinados para outras ações de marketing digital.