- 12 de novembro de 2018
- Posted by: suporte
- Category: Diversos
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que se baseia em ganhar o interesse das pessoas com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, fazer com que ele conheça sua marca “voluntariamente”. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.
A partir dessa primeira interação, é feito um trabalho para manter um relacionamento duradouro entre cliente e marca, através da produção de conteúdo relevante e personalizado na criação do seu site.
O Inbound Marketing possui três pilares essenciais em seu funcionamento: O SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais.
Qual a Importância do Inbound Marketing?
Para começar, vamos logo esclarecendo que inbound marketing e marketing de conteúdo não são a mesma coisa. Pois é, por mais que muita gente trate ambos como sinônimos, na prática não é bem assim. Nos estudos de comunicação, há uma teoria que explica a diferença entre o meio e a mensagem. Por exemplo: em um programa de rádio que transmite notícias, as notícias são a mensagem, enquanto o rádio é o meio pelo qual essa mensagem é transmitida.
No caso do marketing, o conteúdo é a mensagem que precisamos fazer chegar até o consumidor e o inbound é o meio (estratégia) pelo qual vamos organizar e entregar esse conteúdo. Porém, para que tudo funcione adequadamente e tenha o resultado esperado, é imprescindível que os dois caminhem juntos, mas cada um cumprindo a sua função. Quer dizer, o marketing de conteúdo existe sem o inbound marketing, mas o inbound marketing não existe sem o marketing de conteúdo.
O importante é ter bem claro que o inbound marketing é uma estratégia inovadora — tanto que também é chamado de novo marketing —, que rompe com os antigos conceitos e traz uma nova visão de trabalho baseada em ganhar o interesse das pessoas. Nele, a intenção não é simplesmente vender, mas atrair os potenciais clientes, comunicar-se com eles, entender suas necessidades, ajudá-los, encantá-los e, por fim, fidelizá-los.
A HubSpot, empresa norte-americana que cunhou o termo inbound marketing e é especialista no assunto, fez uma pesquisa no Brasil em 2015, com cerca de mil empresas, e chegou a alguns números interessantes que comprovam que essa estratégia vem dando certo e está crescendo no país. Olha só:
- A prioridade número um dos profissionais de marketing é o aumento do número de contatos e leads;
- 92% das empresas que utilizam inbound marketing obtêm um retorno positivo;
- A criação de conteúdo é o projeto que promete o maior retorno;
- 70% a 90% dos profissionais de marketing citam canais de atração como a melhor fonte de leads.
No marketing tradicional, chamado de outbound marketing, a tática é oferecer os produtos ou serviços para o público em geral, chegando a atingir todo mundo ou, ao mesmo tempo, não atingindo ninguém. Pois é, isso pode ocorrer porque a linguagem utilizada é mais ampla, sem foco específico. No inbound é exatamente o contrário. Seu objetivo é atrair e conquistar um público-alvo e gerar leads (contatos) qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Em resumo, o inbound marketing, ou marketing de entrada (que você entenderá daqui a pouco porque também é conhecido assim), não realiza ações para o público em geral, como o marketing tradicional ainda faz. Ele foca seus esforços em atrair as pessoas certas. Para essa nova estratégia, a ideia é que as dez pessoas que viram o seu conteúdo, por exemplo, comprem o seu produto. Qualidade é mais importante que quantidade de conteúdo do seu site. E assertividade, neste caso, é palavra-chave.