Saiba como ter um site eficiente para sua empresa

Estamos passando por momentos únicos, onde o mundo digital nunca foi tão necessário e importante para a geração de negócios. Empresas que nunca pensaram em ter uma presença digital, hoje já repensam para poder continuar na ativa. Esse processo de digitalização de negócios vem crescendo muito nas última década, mas neste ano ele se tornou realmente um fator indispensável para empresas que desejam continuar existindo.

E como ter um Site Eficiente para sua empresa vender melhor seus produtos e/ou serviços?

Design:

Você deve impactar! O design de um site é um dos fatores que mais causam impacto. Independente do seu setor de atuação o design deve ser profissional. Empresas grandes e pequenas podem competir de igual na internet neste sentido. Uma pequena empresa de 1 funcionário pode impactar mais que o site de um multinacional com milhares de funcionários, pense nisso! Para isso é importante analisar o setor de atuação e criar algo personalizado, sem modelos prontos e conteúdos colados da internet. Seu site tem que ter a identidade do seu negócio e o cliente deverá reparar isso nos primeiros segundos do acesso.

Responsividade:

Você com certeza já ouviu falar de site responsivo, certo? Trata-se de de um termo bastante utilizado para dizer que seu site é visível e compatível em diversos dispositivos, fazendo com que o conteúdo de adapte a tela, independente do dispositivo que esteja sendo utilizado. Atualmente, de modo geral, os sites já são mais acessados via celular que pelo PC ou laptop. Isso mostra a importância da responsividade para a construção do seu site. A tendência é aparecer cada vez mais dispositivos diferentes, como Smart Tvs, Multimídia de Carros, etc.

Velocidade:

O seu site deverá ser rápido. Não adianta ter um belo design e conteúdo rico se o cliente desistir de entrar devido a demora do carregamento.  Para isso existem técnicas de desenvolvimento, códigos limpos, imagens tratadas e otimizadas, ferramentas de cache, entre outros recursos e técnicas que existem para manter sempre ágil.

Conteúdo:

Após o cliente acessar rapidamente seu site e se impressionar com o design, ele irá ter contato com seu conteúdo. Para isso será necessário apresentar bem seu produto ou serviço. A leitura dinâmica deverá ser priorizada, tópicos maiores para destacar os pontos importantes e textos menores e páginas internas mais detalhadas para descrever informações mais técnicas. Sempre foque em conteúdos objetivos e claros. A linguagem do conteúdo também deverá ser analisada de acordo com seu setor. Existem setores mais sérios com linguagem mais profissional, outros  mais técnicos e também existem setores mais informais que podem ser utilizados um tipo de linguagem mais “falada”.

Atualmente o termo “copy” está em evidencia. Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação, uma compra por exemplo. Esse serviço vem ganhando grande destaque na produção de sites e conteúdos na internet. Os conteúdos estão cada vez mais persuasivos e seguem um estratégia de técnicas de convencimento que levam o usuário a realizar a escolha pelo seu produto ou serviço.

Comunicação e Interatividade: 

A partir do momento que o visitante se impressiona pelo seu site e se interessa pelo seu produto, devem existir caminhos realmente facilitados para ele entrar em contato com você. Para isso existem formulários de contato (para capturar os dados do cliente – leads), ferramentas de atendimento em tempo real mais conhecidos com Chat Online, que podem ser integrados ao seu whatsapp comercial, permitindo você responder um orçamento ou uma dúvida de qualquer lugar aumentando as chances de vendas devido a agilidade prestada.

Divulgação:

Todos os pontos mencionados acima são importantes mas dependem de um outro ponto tão importante quanto. A Divulgação! Você deve ter a preocupação de trazer visitantes para seu site e preferencialmente visitantes que são seu público-alvo.

Seu site tem que estar no Google e nas Redes Sociais. Para isso é importante você ter presença digital nas redes que forem interessantes para seu público e setor de atuação, criando conteúdos periódicos e relacionados ao seu produto/serviço. O Google também é uma máquina de vendas eficiente quando você ranqueia seu site entre os primeiros resultados em seu setor. Para isso existe o serviço de  SEO, que são técnicas de otimização que permitem que seu site seja listado entre os primeiros resultados nas pesquisas, nas palavras chaves que forem determinadas. Trata-se de um conjunto de técnicas que  podem ser realizadas durante o desenvolvimento do seu site e também no ato da publicação de um novo conteúdo no seu site, seja um produto, um post no blog, uma notícia, etc.

No Google também é possível criar anúncios patrocinados. Em resumo você deverá pagar ao Google por cada clique que alguém realizar eu seu site. Para isso o Google coloca o anúncio do seu site nos primeiros lugares destinado aos anunciantes.

Existem muitas outras maneiras de você divulgar seu site na internet. Iremos tratar desse assunto em um post específico, mas neste, apenas destacamos os pontos importantes que consideramos para você ter um site eficiente na internet e melhorar suas vendas.